Retirado de:http://67.15.211.4/~reporter/lestedeangola/deficientes_luso01.jpg
A educação de pessoas, em especial as necessidades que decorrem das deficiências física/motora; intelectual e sensorial tem sido uma das preocupações dos diferentes governos, bem como da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).
Cabo Verde é um dos países signatários da política da UNESCO e vem integrando as orientações sobre a abordagem da Educação Inclusiva, cujas bases são a flexibilização, (re)adaptação do sistema de ensino, de forma a que todas as crianças, incluindo as que apresentam necessidades específicas possam ser escolarizadas no sistema regular.
Tendo em conta o facto de que existem em Cabo Verde 13.948 pessoas com alguma deficiência, o que representa 3,2% da população (INE, Censo 2000), o Ministério da Educação aos poucos vem criando condições para que a Educação Inclusiva seja uma realidade no país.
O Sector da Educação Especial é actualmente composto por 5 técnicos: 1 psicóloga com especialização em Educação Especial, 1 sociólogo, 1 cego e com grande experiência no âmbito da deficiência visual; 1 técnico superior em Educação Especial; 1 professora do EBI com estágio em Língua Gestual Portuguesa e 1 mestre em Ciências da Educação/Educação Especial.
Adaptado de www.minedu.gov.cv
Cabo Verde é um dos países signatários da política da UNESCO e vem integrando as orientações sobre a abordagem da Educação Inclusiva, cujas bases são a flexibilização, (re)adaptação do sistema de ensino, de forma a que todas as crianças, incluindo as que apresentam necessidades específicas possam ser escolarizadas no sistema regular.
Tendo em conta o facto de que existem em Cabo Verde 13.948 pessoas com alguma deficiência, o que representa 3,2% da população (INE, Censo 2000), o Ministério da Educação aos poucos vem criando condições para que a Educação Inclusiva seja uma realidade no país.
O Sector da Educação Especial é actualmente composto por 5 técnicos: 1 psicóloga com especialização em Educação Especial, 1 sociólogo, 1 cego e com grande experiência no âmbito da deficiência visual; 1 técnico superior em Educação Especial; 1 professora do EBI com estágio em Língua Gestual Portuguesa e 1 mestre em Ciências da Educação/Educação Especial.
Adaptado de www.minedu.gov.cv
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