1. Moçambique encontra-se na África Austral, na costa do Oceano Índico, e tem cerca de 20 milhões de habitantes.
2. Os primeiros habitantes de Moçambique foram provavelmente os Khoisan, que eram caçadores—recolectores.
Khoisan
3. A estrutura social antiga era baseada na "família alargada" (ou linhagem) à qual era reconhecido um chefe. Os nomes destas linhagens nas línguas locais são, entre elas outros: em eMakua, o "Nlocko", em ciYao, o "Liwele", em ciChewa, o "Pfuko" e em chiTsonga, o "Ndangu".
4. Além do português, em Moçambique falam-se outras línguas nacionais, todas de origem bantu, sendo que as principais são: cicopi, cinyanja, cinyungwe, cisena, cisenga, cishona, ciyao, echuwabo, ekoti, elomwe, gitonga, maconde (ou shimakonde), kimwani, macua (ou emakhuwa), memane, suaíli (ou kiswahili), suazi (ou swazi), xichangana, xironga, xitswa e zulu.
5. Em Moçambique encontra-se uma grande diversidade de espécies animais: o sengo, o porco vermelho, o rinoceronte, a hiena, a girafa, o búfalo, a chita, o hipopótamo, a impala, o boi-cavalo, a zebra, entre outros.
7. Os macondes são um povo de agricultores instalados numa região árida, os seus escultores trabalham a madeira desde tempos remotos.
8. A timbila chopé é um instrumento musical de Moçambique que foi considerado Património Mundial.
9.Moçambique tem várias zonas propícias ao mergulho nos seus mais de dois mil quilómetros de litoral, e os parques e reservas de animais no interior do país convidam à aventura.
10. A marrabenta é uma dança tradicional de Moçambique cujo nome deriva da expressão “arrebenta”.
Sem comentários:
Enviar um comentário